Veja meus voos!

My Flightdiary.net profile My Flightdiary.net profile

sexta-feira, 24 de abril de 2020

Onde você esta?

Olá, Me chamo Rodrigo V. Rodrigues. Infelizmente este V em meu nome não é VARIG, na verdade é Veiga, o sobrenome de minha mãe, do qual me orgulho muito! Se você esta chegando agora, ainda não sabe e se você já me conhece, provavelmente já me ouviu contando esta história pessoalmente.

Eu sou filho, neto, amigo, sobrinho, sobrinho-neto, primo e grande admirador de funcionários de VARIG. Minha infância inteira esta imersa no universo da aviação e fui criado literalmente na grande família VARIG. Frequentei áreas de lazer, sedes da empresa, festas, hangares, aviões, aeroportos...quem conheceu, sabe que a VARIG foi uma mãe para seus funcionários, ela não só era minha casa, mas também era as asas do Brasil, cada loja da empresa no exterior era uma embaixada brasileira.

Sempre gostei muito de história e me apaixonei pela história da VARIG desde que me entendo por gente. Com meu crescimento, reuni um considerável acervo de itens da VARIG, muitos deles conquistados pela minha família ainda na época em que trabalhavam na empresa. Comprei todos os livros sobre a VARIG que vi disponíveis, ouvi atentamente todas as histórias que meus familiares tinham para contar, comprei uniformes antigos, brindes de aeronaves e em certo momento decidi que gostaria de dedicar  parte de meu tempo a isso. Com 12 anos criei o Blog Rodrigo Varig, onde escrevi durante anos sobre minha paixão pela empresa e sobre o luto eterno que todos sentimos. A VARIG faz muita falta.

Através de meus estudos e minha paixão pela VARIG, aprendi muito sobre política, gestão, recursos humanos, o sentimento de vestir a camisa e  principalmente sobre o mundo empresarial e como isso funciona. Eu diria que a atuação de Berta me influenciou muito e ainda acredito muito no modelo de sociedade proposto por ele na época da criação da Fundação dos Funcionários da VARIG, que após sua morte, passou a se chamar Fundação Ruben Berta. A ideia de uma fundação, cujo objetivo é prover benefícios aos funcionários, ser acionista majoritária da empresa é algo com certeza inovador para a época.

Minha paixão apenas cresceu e me levou a outros lugares. Direcionei toda minha vida profissional e formação acadêmica voltada para gestão e estudo de pessoas, na tentativa de entender porque os funcionários da VARIG e outras pessoas que nunca nela haviam trabalhado, tanto amavam e se sentiam parte da Pioneira. Tive a oportunidade de visitar o único Electra II da VARIG ainda existente que descansa no MUSAL/RJ, o meu querido PP-VJM. Me formei Comissário de Voo na Flex Aviation Center, escola que funciona até hoje na massa falida da VARIG, dentro da antiga Área de Lazer na Ilha do Governador. Fica aqui meu eterno agradecimento a equipe do Flex Aviaton Center. A escola é praticamente a escola de comissários da VARIG com outro nome e perdi a conta dos dias em que cheguei em casa com os olhos marejados por estar de volta ao universo da VARIG.

O tempo passou, e hoje com 23 anos, eu trabalho em uma das maiores franqueadoras de ensino de idiomas do Brasil, viajo constantemente aplicando treinamentos nas franquias da empresa e me lembrando constantemente dos ensinamentos e de tudo que aprendi com a história da VARIG. Meu papel da parede do celular ainda é da VARIG, almoço em meus pais no Rio de Janeiro com talheres da VARIG e a estante em minha casa em Balneário Camboriú tem 1 maquete de um 777 da VARIG e uma pequena fração do meu acervo de livros da Pioneira. Eu cresci e o tempo para o Blog Rodrigo Varig diminuiu. Assim como todos os ex-funcionários da VARIG, incluindo os de minha família, precisaram seguir em frente com a VARIG no coração, eu também o fiz.

Fica aqui meu eterno agradecimento a todos aqueles que me apoiaram e ainda me apoiam na minha grande paixão. Inclusos todos de minha família e em especial minha avó Aparecida e minha mãe, que foram as primeiras a surgir com a ideia. Não posso esquecer de todos os livros que li de Gianfranco Beting e inúmeros outros autores que enriqueceram meu conhecimento para poder criar meu próprio conteúdo aqui. Sem falar do meu amigo de longa data Breno Graciano, ele não só foi o responsável por toda a reformulação da imagem do Blog Rodrigo Varig, como também autor de várias postagens aqui e grande incentivador deste blog. A minha amizade com Breno, que hoje faz suas horas de voo para se formar piloto, é com certeza o maior presente que o Blog Rodrigo Varig me deu.

Hoje, sigo minha vida pessoal e profissional guiado pelos conceitos que aprendi com minha família e com a VARIG (estes dois em minha cabeça estão eternamente entrelaçados) e fico feliz em poder deixar neste blog uma eterna lembrança da minha paixão e todo tempo dedicado a VARIG.

Se desejar, você pode me encontrar e encontrar muito conteúdo sobre a VARIG no meu instagram:
@rodrigovarig
Também estou no facebook, twitter e linkedIn, mas estes são bem mais pessoais.

Obrigado por ler e obrigado por fazer parte!
Voem alto, o Brasil certamente voará, mas voará diferente, pois em 2006 ele perdeu suas asas.

Rodrigo V. Rodrigues

4 comentários:

  1. Grande, Rodrigo!
    Não sou filho de Variguianos, mas sempre amei a empresa. Quando era criança costumava viajar todo fim de semana com meus pais, e você deve imaginar que não é difícil se apaixonar, tanto pela aviação quanto pela Varig.
    Me dediquei, então, a pesquisar e conhecer tudo do universo da empresa, e uma das fontes de informação que eu tinha era justamente o seu blog. Além, claro, de todas as vezes que o Panda falava da pioneira em algum vídeo hehe.
    Bom, o tempo passou e hoje sou piloto de avião. Te digo que apesar de entender mais de política hoje, e entender melhor o que foi a falência, o papel da FRB, etc., o meu carinho e admiração pela Varig continuam. Se não temos mais a estrela, devo dizer que os aviões brancos com barriga azul da Azul me dão certo arrepio. Vejo muito da VARIG ali, e acho que passa bastante pelo Panda. Aliás, consideração é um dos valores da empresa.

    Tudo isso para te dizer que hoje abri um arquivo cheio de comerciais e jingles da VARIG e a nostalgia bateu forte. Lembrei do teu blog, e fiquei surpreso com essa postagem recente em meio a tempos difíceis que vivemos. Fico feliz de saber que sua paixão continua.

    Um grande abraço e espero poder te encontrar um dia. Será um prazer te receber a bordo das asas da Azul.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Demais, muita história aqui.... Adoro demais... quem sabe... forte abraço!!!!

      Excluir
  2. Diego, meu amigo!
    Que honra receber seu comentário. Tenho grande alegria em dizer que sou viajante frequente da Azul. Acredito que todos sabemos que a Azul foi muito inteligente em aproveitar um pouco do que a VARIG deixou, inclusive seus incríveis funcionários como acredito que você já saiba!

    A VARIG já faz parte de mim, assim como essas incríveis máquinas voadoras que você controla e que me levam a todo Brasil para realizar meu trabalho. Não acredito que meu humilde blog era fonte de informações para você, me sinto honrado de verdade!

    Você esta intimado a manter contato comigo! Nos vemos pelo céu!

    ResponderExcluir
  3. Rodrigo,

    Decidi aleatoriamente abrir o seu blog que há anos eu lia, quando tinha entre 12 e 14 anos... Mais ou menos a sua idade. Que surpresa boa encontrar uma postagem recente e notícias suas!

    Eu nunca voei de Varig, pois quando criança eu tinha medo de avião e desperdicei uma oportunidade de voar na pioneira... Um ano antes de ela sair dos céus.

    A minha paixão por aviação surgiu aos 10 anos, quando voei pela primeira vez, e a paixão pela Varig veio logo que conheci a história. Quis ser piloto por um tempo, mas escolhi outro caminho: hoje estudo economia e, prestes a formar, meu objetivo é seguir nos estudos para trabalhar com economia da aviação... A paixão não morre e de um jeito ou de outro queremos estar perto do céu.

    Se vocês falam em maior entendimento de política, hoje posso dizer que também entendo mais sobre as dinâmicas econômicas que contribuíram para o fim da pioneira, da Vasp e da Transbrasil. E independentemente da responsabilidade que cada ator teve pelo fim das empresas, o carinho e admiração pela Varig continua, como disse o Diego, pelo exemplo que ela foi a nível mundial.

    Queria deixar o meu agradecimento, que acho que nunca dei, pelo conteúdo com que você abasteceu o blog. É um acervo riquíssimo para preservação da memória da Varig, não só a memória institucional, mas do cotidiano de quem estava lá dentro. Mantenha-o online sempre, pois é fonte de pesquisa com certeza! Quem nasceu depois da Varig já é adolescente, e essa geração precisa conhecer o que foi essa empresa.

    Siga alçando voos altos!

    Abraço

    ResponderExcluir