quarta-feira, 25 de maio de 2011

Quem diria que por trás de um jingle, havia uma bela "tradição"!

Meu pai, fanático pela VARIG desde pequeno, me enviou um e-mail contando a história da lenda que deu origem ao jingle Orashima Taro (jingle da VARIG dos anos 60 anunciando a nova rota para o Japão). Pois bem, a lenda foi é datada do século XV (século 15) e contava a história de um pescador japonês chamado Urashima Taro. Um dia Urashima Taro salvou uma tartaruga de um homem que a maltratava. Poucos dias depois uma outra tartaruga lhe disse que o pequeno ser que ele havia salvado, na verdade era filha do Imperador do Mar e ele queria agradecer por Urashima Taro ter salvo sua filha querida. A grande tartaruga o concedeu magia para respirar debaixo d'água para que ela pudesse leva-lo até o palácio do imperador. Ao chegar no reino submarino, Urashima Taro encontrou o imperador com sua filha que não era mais uma tartaruga e sim uma linda princesa. Urashima Taro ficou hospedado no palácio por muito tempo e inúmeras festas foram feitas para homenagea-lo mas a saudade chegou e o "pobre pescador" queria voltar e rever seus parentes em sua terra natal. Com isso a princesa deu-lhe uma arca com a promessa que ele só poderia abrir quando estivesse bem velho e com cabelos brancos.
A chegada de Urashima Taro em sua cidade não foi o que ele esperava, sua cidade toda estava mudada e não existia mais ninguém que ele conhecesse foi então que descobriu que havia passado 300 anos desde o dia em que ele deixou a pequena aldeia. Urashima Taro ficou muito triste e então decidiu abrir a arca que havia ganhado de presente da princesa e ao abri-la, rapidamente uma magia o tornou velho, com barba branca e longa, corcunda e todo irrugado. Ao longe ouvia uma voz triste e doce da princesa dizendo: " Eu lhe disse para não abrir a caixa, nela estavam todos os seus anos ".  Naquele momento a promessa de juventude eterna, que estava dentro da caixa, se foi para nunca mais voltar.
A VARIG, como sempre, adaptou tudo para melhor! Então contratou o famoso "jinglista" Archimedes Messina para criar um jingle cujo qual seria gravado na voz da japonesa Rosa Miyake. O jingle foi gravado no Target Audio e lançado em 1968. Hoje ainda é considerado um dos melhores jingles da história!
E no fim das contas, acabou dando nesse maravilhoso jingle:

Nenhum comentário:

Postar um comentário