Veja meus voos!

My Flightdiary.net profile My Flightdiary.net profile

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Voaram/Lutaram pela VARIG!

Recentemente recebi um e-mail de um simpático leitor aqui do blog que estava curioso sobre o Voaram/Lutaram pela VARIG. Ele queria uma espécie de explicação,sobre por que algumas pessoas estavam ali.A minha resposta ao e-mail foi exatamente assim “Você me deu uma idéia para uma ótima postagem,obrigado!”.Espero que ele tenha entendido.As fotos passam de forma aleatória,e vou colocar da mesma forma aqui na postagem,sou seja,sem algum tipo de ordem.



Que forma melhor de começar as explicações do que com o próprio Berta. Ruben Martim Berta,nascido em 5 de novembro de 1907 em Porto Alegre.Berta foi,na pratica, o primeiro funcionário da VARIG.No inicio ele fazia de tudo um pouco,ele o Otto Meyer entregavam os “lanchinhos” que eram servidos nos primeiros vôos da VARIG.Em 1943 se tornou o presidente da VARIG,mas ainda assim,continuava o mesmo homem humilde de sempre,quando sobrava tempo,ele mesmo embarcava alguns passageiros nas aeronaves.Berta foi com certeza um dos grandes Heróis da VARIG!

Otto Ernst Meyer, nascido em 25 de novembro de 1897.Meyer foi o pai da VARIG que com um ato de coragem saiu de sua terra natal e veio para um país ainda pouco desenvolvido com a proposta de criar uma companhia aérea.Com dedicação e acima de tudo determinação Meyer conseguiu realizar um de seus maiores sonhos e constituir no Rio Grande do Sul a S.A. Empresa de Viação Aérea Rio-Grandense.




Erick de Carvalho foi com certeza a melhor pessoa para suceder Berta. Com muita determinação ele consolidou ainda mais a grande empresa que a VARIG um dia já foi.





Helio Smidt foi quem mais investiu no Serviço de bordo da VARIG, devemos a ele toda a qualidade de serviço da Pioneira. Apaixonado pelo Electra,Helio Smidt faleceu em 11 de novembro devido a um câncer.Durante seu velório ele foi homenageado com o rasante de alguns Electras que davam o adeus a um dos grandes heróis da VARIG!


Juscelino Kubitschek foi um dos responsáveis pelo grande desenvolvimento do Brasil, e da VARIG. Esse homem, até mesmo quando na presidência ajudou e muito a empresa que um dia se tornaria a empresa aérea de bandeira do Brasil.Na foto ao lado vemos Juscelino cumprimentado o próprio Berta.

Leonel Brizola, o que dizer desse incrível homem. Criador dos famosos CIEP’s Brizola foi com  certeza um dos melhores políticos que esse país já teve.Assim como os mais sensatos e inteligentes ele ajudou e muito a VARIG.NA foto ao lado vemos Brizola e Ruben Berta vistoriando o novo Caravelle da VARIG!

Joelmir e Gianfranco Beting, com certeza dois grandes amantes da VARIG. Os mesmos foram os autores do livro VARIG – Eterna Pioneira que esta com certeza entre os melhores livros que já li em toda minha vida.


Em um dos dias agitados dos últimos anos da Pioneira. Arnim Lore,presidente da VARIG na época,foi chamado pelos Ministros do Desenvolvimento,Industria e Comércio Exterior que anunciaram que o BNDES(Banco Nacional do Desenvolvimento) havia garantido uma linha de crédito de US$ 300 milhões para injetar na empresa.Mais tarde Arnim Lore descobriu que a proposta era idéia ordem do próprio Presidente da Republica.Fernando Henrique havia dito para fazer o que fosse necessário para salvar a VARIG!

Michael Jackson, o rei do pop com toda a sua glória e fama. Também teve a honra de viajar em um 737-300 da VARIG na rota Rio-Salvador durante as gravações do clipe “They Don't Realy Care About Us”, em 1996.



Admito que quando eu me deparei com essa foto nas paginas do meu “VARIG – Eterna Pioneira” quase pulei de alegria, o próprio Papa João Paulo II havia visitado um DC-10 da VARIG. Durante uma de suas visitas ao Brasil,Sua Santidade João Paulo II visitou um DC-10 da VARIG,como vemos na 
foto,junto com o próprio Helio Smidt! 



Fernando Pinto estava fazendo um ótimo trabalho na presidência da VARIG e em minha opinião era uma das ultimas esperanças da Pioneira.A própria troca da imagem corporativa foi na época dele.No mesmo período a divida da VARIG diminuiu mais de 2 bilhões,caindo para apenas 950 milhões de dólares.




Alcione sempre foi uma grande amiga da VARIG e sempre deu preferência para a Pioneira quando precisava viajar. Se procurarmos no YouTube, vamos encontrar vídeos da própria cantora pedindo por ajuda para a VARIG e cantando seu jingle favorito da companhia.


Como não lembrar do saudoso "Jô" ao falar da VARIG?! O grande apresentador já fez até comercial para a VARIG nos "anos 90" e já pediu que uma comissária da Pioneira fosse até seu programa para ele poder saborear a "comida de avião" que a VARIG servia em seus voos.Pedido que foi prontamente atendido.


"Boni" foi o criador do saudoso "Varig, Varig, Varig" que seguiu o marketing da VARIG durante muito tempo.Há quem diga que apenas duas empresas nunca precisaram procurar por funcionários, pois tinham filas de candidatos em suas portas: a VARIG e a Globo!



Grande amigo de Ruben Berta, o saudoso Getúlio Vargas conhecia o patriotismo da VARIG e muito ajudou a companhia a crescer. Sempre foi amigo da companhia, e em várias fotos podemos vê-lo em viagens e inspeções de novas aeronaves, a convite do próprio Berta.



"Jango" era outro amigo íntimo de Ruben Berta e também soube dar valor a VARIG e a todo o trabalho que a Pioneira fez, e ainda fazia naquela época, pelo nosso Brasil. Assim como "JK" e Getúlio, vemos várias aparições de João Goulart fazendo inspeções em aeronaves novas da Pioneira, inclusive em ocasiões especiais como inauguração de rotas e aeronaves.


Ayrton Senna era um dos maiores orgulhos do nosso Brasil, assim como a VARIG. Quando faleceu, a Pioneira levou seu corpo em um DC-10 que foi assistido por todo o Brasil enquanto todos choravam e lamentavam o ocorrido. A VARIG tentava dar a um grande herói de nossa nação um fim digno.


Assim como Alcione, Xuxa sempre deu preferência para a VARIG em suas viagens. Ainda me lembro da vez em que ela foi contratada para fazer a festa de natal da VARIG aqui no Rio, foi uma festa linda. E todos nós devemos nos recordar da versão do "Estrela Brasileira" interpretada pela própria Rainha dos Baixinhos.


Jorge Ben fez a gravação de uma das mais lindas versões do "Estrela Brasileira" e se minha memória não falha, foi a última versão.
"Hebe Camargo" foi uma daquelas brasileiras que tinha orgulho da nação e dava muito valor para a Pioneira! O próprio programa da Hebe era patrocinado pela VARIG na época da Televisão em preto e branco, onde no final podíamos ver a saudosa rainha da TV Brasileira entrando em um Caravelle da RG e acenando para todos os seus fãs.

Um comentário: