terça-feira, 24 de agosto de 2010

Rio Sul

A Rio Sul Serviços Aéreos Regionais é uma companhia aérea brasileira com sede jurídica na cidade do Rio de Janeiro. É uma linha aérea regional que opera no centro-sul do Brasil, com base operacional no Aeroporto de Congonhas em São Paulo, com hubs nos aeroportos de Porto Alegre (POA) e Santos Dumont (SDU), no Rio de Janeiro.







 História
A empresa foi criada em 24 de agosto de 1976 e suas operações tiveram início em setembro do mesmo ano.



Na época, o Brasil passava atravessava uma fase de "milagre econômico" o que fez com que o Ministério da Aeronáutica dividisse o país em cinco regiões - Norte, Nordeste, Central, São Paulo/Centro Oeste e Sul. Desta maneira, oferecendo oportunidade de companhias de Taxi aéreo realizarem exploração comercial destas áreas como empresas regionais. Também estavam presentes no consórcio o Banco Bradesco e a seguradora Atlantic-Boavista.



A Top Táxi Aéreo associou-se à Varig originando a Rio Sul Linhas Aéreas S/A, uma empresa somente de vôos regionais, iniciando seus vôos com uma frota de oito aviões.



O primeiro vôo da nova companhia foi realizado no dia 9 de setembro de 1976, na linha Porto Alegre/Pelotas/Rio Grande. A Rio-Sul começou a operar seus primeiros vôos com 2 Embraer EMB-110 Bandeirante e 4 Piper NavajoChieftain, além de dois jatos executivos Sabreliner 60 que faziam vôos fretados. Havia também um jato Learjet, propriedade de terceiros que era ultilizado em vôos de taxi aéreo agenciados pela própria Rio-Sul. No início da década de 80, a Sul América Seguros vendeu suas ações à Fundação Ruben Berta e à Cruzeiro e, por conta disso, o grupo liderado pela Varig passou a deter dois terços do controle acionário da companhia. Em 1982 a empresa já totalmente estabelecida no mercado passou a operar em maio daquele mesmo ano 2 Fokker F-27 e a empresa pode ver a cada ano seu potencial crescer, dando lucro a empresa. Com a criação do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em janeiro de 1985, Congonhas acabou perdendo suas principais ligações domésticas. Em novembro daquele mesmo ano, as empresas solicitaram ao Departamento de Aviação Civil (DAC) a autorização para operar um novo serviço de vôos que ligasse os aeroportos centrais de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e também o de Curitiba. Nasciam os chamados Vôos Diretos ao Centro, que logo tiveram boa aceitação entre os passageiros que voavam a negócios. Esses vôos teriam início em maio de 1986 e da Rio-Sul foram designadas as linhas Rio-Belo Horizonte e São Paulo-Curitiba. Neste mesmo ano a empresa já contava com uma frota de 8 Fokker F-27 e 7 Bandeirantes.



Na década de 90 a Varig comprou a Nordeste Linhas Aéreas Regionais. Durante o tempo a empresa adicionou novos destinos a sua malha que ficava cada vez mais completa e diversificada. A empresa foi conhecida pela sua excelencia nos serviços. Em 2002 e 2003 as operações da Rio Sul e da Nordeste foram fundidas com a Varig devido à crise financeira que pairava sob a empresa mãe.



Destinos

Algumas cidades que já foram servidas pela Rio Sul:

Araxá, MG
Belo Horizonte, MG

Blumenau, SC

Brasília, DF

Campinas, SP

Campo Grande, MS

Campos dos Goitacazes, RJ

Cascavel, PR

Caxias do Sul, RS

Chapecó, SC

Curitiba, PR

Florianópolis, SC

Foz do Iguaçu, PR

Goiânia, GO

Governador Valadares, MG

Guarulhos, SP

Ipatinga, MG

Joinville, SC

Juiz de Fora, MG

Lages, SC

Londrina, PR

Marília, SP

Maringá, PR

Montes Claros, MG

Navegantes, SC

Passo Fundo, RS

Pelotas, RS

Porto Alegre, RS

Porto Seguro, BA

Presidente Prudente, SP

Salvador, BA

Santa Maria, RS

Santo Ângelo, RS

São José do Rio Preto, SP

São José dos Campos, SP

São Paulo, SP

Ribeirão Preto, SP

Rio de Janeiro, RJ

Rio Grande, RS

Toledo, PR

Uberaba, MG

Uberlândia, MG

Uruguaiana, RS

Vitória, ES

 Aeronaves que foram operadas pela Rio Sul

Boeing 737-300

Boeing 737-500

Boeing 737-700

Embraer EMB-110 Bandeirante

Embraer EMB-120 Brasília

Embraer ERJ-145

Fokker F-27

Fokker F-50
 
 
 
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário