Veja meus voos!

My Flightdiary.net profile My Flightdiary.net profile

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

A VARIG e o Carnaval!

          A VARIG sempre deu muito valor a seus funcionários, até por que ela era administrada pelos próprios trabalhadores através da Fundação Ruben Berta que foi criada com o nome de Fundação dos Funcionários da VARIG e que trocou sua denominação mais tarde em homenagem a seu criador, o próprio "seu" Berta.
          Durante sua existência, podemos ver a VARIG muito presente no carnaval Carioca, e me atrevo a dizer que as maiores presenças da RG no "maior espetáculo da terra" foram o desfile da escola "Beija-Flor de Nilópolis" em 2002 e o próprio Paulo Barros, que vale lembrar, nasceu em Nilópolis.


  • Paulo Barros
          Acredito que todos conhecemos o famoso carnavalesco da escola "Unidos da Tijuca", Paulo Barros! Reconhecido por muitos como ousado, inovador e polêmico, Paulo Barros é com certeza uma das grandes marcas do nosso Carnaval. O saudoso Paulo Barros passou por muitas escolas de samba do grupo de acesso até que em 2010 voltou a ser o carnavalesco da Unidos da Tijuca quando levou a escola ao campeonato, sendo vice-campeã em 2011 para a própria "Beija-Flor de Nilópolis" e em 2012 voltou a ser campeã! Com toda a sua criatividade e ousadia, Paulo Barros conseguiu fazer história no Carnaval Carioca! E precisamos lembrar do fato mais importante da vida desse carnavalesco, o próprio Paulo Barros trabalhou na VARIG como comissário de bordo durante 17 anos e só saiu da companhia para seguir seu sonho! Quando vocês lembrarem e visualizarem os inúmeros desfiles idealizados por Paulo Barros, lembrem que o famosos carnavalesco trabalhou durante 17 anos com uniformes da VARIG!


  • "Beija-Flor de Nilópolis" desfile de 2002
          Em 2002 a VARIG patrocinou o desfile de uma importante escola de samba aqui do Rio de Janeiro, a RG decidiu atrelar seu nome e sua marca ao desfile da "Beija-Flor de Nilópolis". Segundo o vice-presidente da Pioneira na época, o Sr. Roberto Macedo, o dinheiro aplicado foi para propaganda, afinal foram feitas camisas com a marca da VARIG para toda a população e Nilópolis, a quadra da escola foi toda decorada pela VARIG, o desfile foi feito nas cores da Pioneira e o enredo foi sobre a trajetória da aviação comercial brasileira, com ênfase no próprio Ruben Berta, primeiro funcionário, presidente e homem que teve sua vida totalmente ligada a VARIG. Neste saudoso desfile de 2002 a escola de samba da minha cidade e da cidade natal de Paulo Barros ficou em segundo lugar apenas por um décimo atrás da campeã. O desfile contou com alegorias importantes como o "Carro Ruben Berta-O Pássaro do Progresso" e o "Carro Portas e Janelas se abrem para o Mundo" que tinha uma aeronave tri-jato e várias relações com países para os quais a VARIG tinha rotas, curioso não é mesmo?! De acordo com as regras do desfile, uma escola não pode fazer referência a nenhuma empresa durante o espetáculo, mas como eu mesmo já citei aqui, até as cores da Beija-Flor naquela madrugada eram as cores da VARIG e tudo isso sem dizer o nome da RG uma única vez. Muito melhor do que eu me estender em vários textos com histórias, vai ser eu mostrar para vocês as fotos, especificações técnicas e vídeos daquele saudoso desfile:

*Me perdoem as imagens feitas diretamente da TV!

Especificações Técnicas

Beija-Flor de Nilópolis - Carnaval 2002

Presidente: Farid Abraão David
Carnavalesco: Comissão de Carnaval
Intérprete: Neguinho da Beija-Flor
Enredo: O Brasil dá o Ar de Sua Graça - De Ícaro a Ruben Berta, O Ímpeto de Voar
Número de Alas: 42
Número de Alegorias: 8
Número de Componentes: 4.000
Cores: Azul e Branco

Santos Dumont estava presente no desfile!




Ruben Berta!


Comissão de Frente!

Revista da Beija-Flor edição de 2002! Clique Aqui!


Parte do desfile em 2002 e na descrição do vídeo as informações de onde comprei o meu desfile completo e você também pode comprar!


Comissão de Frente!


20 minutos do saudoso desfile em 2002 e na descrição do vídeo as informações de onde comprei o meu desfile completo e você também pode comprar!

Escute o Samba!

Letra do Samba da Beija-Flor de Nilópolis em 2002!

"Meu Beija-flor espacial ô ô 
Cruzou o espaço sideral ô ô 
Fez do meu sonho 
Realidade neste carnaval

Num toque divinal do Criador 
Surgem passarinhos a bailar 
Com elegância e beleza 
Inspiração que fez o homem voar 
Na mitologia construiu 
Asas de cera para a liberdade 
Rumo ao Oriente sobre tapetes

Conheceu estórias milenares 
Reluz no renascimento a profecia 
Que o grande cisne voaria 
E o mundo se encantaria

Vai, vai balão 
Leve o meu sonho pra imensidão 
Sou brasileiro, pioneiro 
Grande "pai da aviação"

Oh! Glória... 
Glória a um gaúcho sonhador 
Fez da moderna aviação 
A integração nacional 
No seu desejo profundo 
Este cidadão do mundo 
Lutou pela igualdade social 
O homem conquista seu desejo afinal
Com a força do guerreiro 
Alcança a lua 
E clama pela paz universal"

Nenhum comentário:

Postar um comentário