terça-feira, 30 de agosto de 2011

Entrevista emocionante do co-piloto do voo 254

Gostaria de complementar algumas informações não citadas no vídeo.
Data do acidente: Domingo 3 de Setembro de 1989
Aeronave: 737-241 PP-VMK (primeiro voo em 1975)
Nome dos Pilotos: Cézar Augusto Padula Garcez (Cmte. Garcez) e Nilson Zille (Zille)
Vinha de Marabá para Belém.
Causa do acidente segundo as autoridades: Erro no plano de voo; falta de combustível
Verdadeira causa do acidente: Erro da tripulação ao interpretar 0270 como 270 ao invez de 0,27. Uma mudança de Norte para Oeste. Na impressão na carta de voo, o ponto entre o dígito 0 e 2 não existia.


Melhor parte do vídeo: 3:23

Aproximadamente 20 minutos antes do acidente Cmte. Garcez faz um pronunciamento ao seus passageiros:
Cmte. Garcez:"Senhoras e Senhores, é o comandante quem vos fala. Tivemos uma pane de desorientação dos nossos sistemas de bússola. Estamos com o nosso combustível já no final ainda com 15 minutos. Pedimos a todos que mantenham a calma porque uma situação como essa é difícil de acontecer. Deixamos a todos com a esperança de que isso não passe de apenas um susto para todos nós. Pela atenção muito obrigado e que todos tenham um bom final."

Aproximadamente 10 minutos antes do acidente o comandante fez outro pronunciamento. Desta vez, a um piloto colega de trabalho, também da VARIG, que estava em solo no aeroporto de Santarém.
Piloto em Santarém: "Ô Garcez, você não conseguiu ir pra Belém por quê?"
Cmte. Garcez: "Não, é que eu não tinha a indicação de Belém. A bússola 'tava' com outra proa e a gente foi... Ficou andando entre Belém e Marabá e não conseguiu chegar a lugar nenhum agora tá indo para Marabá e não tem mais combustível pra ir pra lugar nenhum, entendeu?... Oh, o motor 1 acabou de parar (Som do alarme da cabine)... A gente vai ter que descer agora... Eu não vou poder falar que a gente vai se preparar para o pouso, ok? Atenção tripulação, preparar para o pouso forçado."

5 comentários:

  1. esse poiloto é un herói eu queria viver uma experiencia dessa e sair em vida como ele
    !

    ResponderExcluir
  2. Irresponsáveis o piloto e o co-piloto, tinham 3 horas de combustível, assim que não avistaram o local de pouso deveriam ter retornado e tentado comunicação, que vivam com a culpa da morte de 13 pessoas...

    ResponderExcluir
  3. Onde esta o Primeiro e o Segundo Oficial hj? Ouvi muitos boatos de que estariam fora do Brasil, que o primeiro seria dono de restaurante e o segundo se aposentou... vixe é tanta informação absurda que não se sabe em quem acreditar.

    ResponderExcluir
  4. https://www.facebook.com/profile.php?id=100001390982328&sk=about

    ResponderExcluir
  5. Piloto filho da puta!

    ResponderExcluir