Veja meus voos!

My Flightdiary.net profile My Flightdiary.net profile

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

PP-VJM

          "O PP-VJM era o segundo mais "experiente" de todos os Electras a voar pela Varig, mas o foi o primeiro a chegar ao Brasil. Fez se primeiro vôo em 31/12/1958 e foi entregue à American Airlines em 9 de janeiro seguinte, recebendo a matrícula N6104A e o nome de batismo "Flagship Washington". Estacionado pela AA em sua base de Tulsa, foi o primeiro a chegar ao país, em 30 de agosto de 1962. Ao completar sua carreira na Varig, voando entre SDU e CGH em 28 de dezembro de 1991, havia completado 58.347 ciclos, num total de 57.179 horas.

          O VJM então ficou estacionado nos pátios em frente aos hangares da companhia até 26 de maio de 1992, quando realizou uma série de vôos locais: foram nada menos que 4 pousos e arremetidas e uma magnífico rasante final sobre a pista, quando a aeronave então partiu para sempre rumo ao Galeão, tripulado pelos comandantes Buchrieser, Lott e Engenheiro José Aparecido. Detalhe: tudo isso foi filmado por este que vos escreve e um dia destes será editado em DVD... aguarde.

          No dia seguinte, o PP-VJM fez seu derradeiro vôo entre o Galeão e o Campo dos Afonsos, não sem antes passar num belo rasante sobre o Santos Dumont, que ele conhecia tão bem. No aniversário de 65 anos da Varig, em 07/05/1992, o PP-VJM foi oficialmente doado ao Museu Aeronáutico do Campo dos Afonsos, onde descansará para sempre como para lembrar as futuras gerações o quão belo e carismático podia ser uma aeronave de passageiros."

Autor:Giafranco Beting


        Como o texto do Giafranco ja explicou o PP-VJM foi translado para o Campo dos Afonsos aqui no Rio de Janeiro em 07/05/1992.E eu estive no Domingo Aéreo que sempre tem no Museu.E fiz uma visitinha ao VJM.



Nenhum comentário:

Postar um comentário